O aplicativo Nota MT agora conta com uma nova funcionalidade para facilitar a vida dos consumidores. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), a ferramenta deve facilitar a busca dos usuários por produtos mais baratos.
Estão disponíveis para consulta no aplicativo cerca de 100 mil estabelecimentos comerciais de Mato Grosso.
Para utilizar a ferramenta é preciso ser cadastrado no Programa Nota MT. O registro pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis. De acordo com a Sefaz, o acesso ao Menor Preço não é vinculado aos sorteios do Programa Nota MT. Sendo assim, aqueles usuários que não quiserem participar dos concursos podem fazer o cadastro no Nota MT apenas para utilizar a pesquisa de preço.
Como funciona
Na nova função "Menor Preço", o consumidor pode pesquisar o valor de qualquer tipo de produto. Combustíveis, produtos alimentícios, equipamentos eletrônicos, móveis, artigos para casa, vestuário e calçados são alguns dos produtos que podem ser pesquisados. O resultado mostrado é obtido das notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos comerciais, com ou sem informação do CPF na nota.
Ao fazer a pesquisa de preço o usuário deve informar a descrição do produto ou fazer a leitura, com a câmera do celular, do código de barras. Alguns parâmetros de busca são disponibilizados para auxiliar o consumidor como: palavras chaves, município (localização), período em dias e valor máximo e mínimo. No caso do período, por exemplo, o usuário pode informar se quer buscar os valores das últimas 24 horas ou dos últimos 30 dias.
Utilizando a geolocalização e raio de busca, disponível apenas no aplicativo de celular, o Menor Preço fornece a localização exata do usuário, acompanhada de raio de distância para a procura de estabelecimentos. Nesse caso, são pesquisadas as notas fiscais dos estabelecimentos que estejam dentro da distância determinada em relação à geolocalização do cidadão.
Os resultados encontrados são ordenados com base no menor preço, similaridade da palavra chave com o produto, venda mais recente e localização do cidadão e do estabelecimento. Com isso, o consumidor poderá visualizar na lista ou no mapa os valores com detalhamento do endereço do comércio e horário da última venda.
O Menor Preço considera a descrição de nota, ou código de barras informado na nota fiscal. O preenchimento dessas informações é de responsabilidade do estabelecimento, podendo dificultar a busca caso a descrição do produto comercializado esteja incorreta ou incompleta.
A atualização dos dados é feita a cada 24 horas, onde o sistema busca as notas fiscais emitidas no território mato-grossense.